(Newbie)

0 [Details]

*



About me

Sex:   Female
Location:   Brasília
Bio:   Sou Raissa, estudante de música na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Ao longo dos meus estudos, aprendi muito sobre como escrever artigos acadêmicos sobre música. Quer você esteja na USP, na UFRJ ou em qualquer outra universidade brasileira, essas dicas o ajudarão a criar um artigo de destaque.

Escolha um Tema Relevante
Selecione um tópico que contribua com algo novo para a área. Quando escrevi sobre as mensagens feministas nas obras posteriores de Elza Soares, como “A Mulher do Fim do Mundo”, foi uma perspectiva nova na literatura musical brasileira.

Exemplos:
- As inovações tecnológicas na música eletrônica de São Paulo
- Analisando o racismo no rock brasileiro através das letras de Raul Seixas
- O renascimento do maracatu na cena contemporânea de Recife

Estruture Seu Artigo
Os artigos acadêmicos brasileiros normalmente seguem esta estrutura:
1) Título e Resumo: Seu título deve ser claro. Meu resumo para o artigo de Elza Soares tinha 150 palavras, resumindo meu argumento e métodos.
2) Palavras-chave: Usei “Elza Soares”, “feminismo”, “MPB”, “ditadura militar”.
Introdução: Indique seus objetivos e sua hipótese. A minha era “O trabalho de Elza Soares após 2000 critica o legado patriarcal do Brasil”.
3) Metodologia: Explique sua abordagem. Usei a análise do discurso e a teoria musical feminista.
4) Referencial Teórico: Discuta as principais teorias. Eu me baseei no trabalho de Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel sobre mulheres na MPB.
5) Análise e Discussão: Apresente suas descobertas. Analisei as letras, as técnicas vocais e a arte do álbum.
6) Considerações Finais: Faça um resumo e sugira pesquisas futuras.
7) Referências: Liste todas as fontes no formato ABNT.

​​Use metodologias apropriadas
Escolha métodos adequados ao seu tópico:
- Análise musical: Quando estudei a “Slaves Mass” de Hermeto Pascoal, transcrevi solos e analisei escalas incomuns.