(Newbie)

0 [Details]

*



About me

Sex:   Female
Location:   Brasília
Bio:   Sou Raissa, estudante de música na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Ao longo dos meus estudos, aprendi muito sobre como escrever artigos acadêmicos sobre música. Quer você esteja na USP, na UFRJ ou em qualquer outra universidade brasileira, essas dicas o ajudarão a criar um artigo de destaque.

Escolha um Tema Relevante
Selecione um tópico que contribua com algo novo para a área. Quando escrevi sobre as mensagens feministas nas obras posteriores de Elza Soares, como “A Mulher do Fim do Mundo”, foi uma perspectiva nova na literatura musical brasileira.

Exemplos:
- As inovações tecnológicas na música eletrônica de São Paulo
- Analisando o racismo no rock brasileiro através das letras de Raul Seixas
- O renascimento do maracatu na cena contemporânea de Recife

Estruture Seu Artigo
Os artigos acadêmicos brasileiros normalmente seguem esta estrutura:
1) Título e Resumo: Seu título deve ser claro. Meu resumo para o artigo de Elza Soares tinha 150 palavras, resumindo meu argumento e métodos.
2) Palavras-chave: Usei “Elza Soares”, “feminismo”, “MPB”, “ditadura militar”.
Introdução: Indique seus objetivos e sua hipótese. A minha era “O trabalho de Elza Soares após 2000 critica o legado patriarcal do Brasil”.
3) Metodologia: Explique sua abordagem. Usei a análise do discurso e a teoria musical feminista.
4) Referencial Teórico: Discuta as principais teorias. Eu me baseei no trabalho de Ana Carolina Arruda de Toledo Murgel sobre mulheres na MPB.
5) Análise e Discussão: Apresente suas descobertas. Analisei as letras, as técnicas vocais e a arte do álbum.
6) Considerações Finais: Faça um resumo e sugira pesquisas futuras.
7) Referências: Liste todas as fontes no formato ABNT.

​​Use metodologias apropriadas
Escolha métodos adequados ao seu tópico:
- Análise musical: Quando estudei a “Slaves Mass” de Hermeto Pascoal, transcrevi solos e analisei escalas incomuns.
- Etnomusicologia: Para meu artigo sobre música indígena no Mato Grosso, realizei entrevistas de campo.
- Teoria crítica: Discutir a “tropicália lixo” de Tom Zé envolveu teoria pós-colonial.

Faça conexões interdisciplinares
No Brasil, muitas vezes misturamos a música com outras áreas:
- História: Meu colega de classe relacionou a evolução do choro ao desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro.
- Sociologia: Conectei o baile funk às lutas de classe em meu trabalho “Funk, Favelas e Tensões Sociais”.
- Tecnologia: Outro colega explorou o impacto das plataformas digitais na distribuição do forró.

Cite acadêmicos brasileiros
Não se baseie apenas em fontes internacionais. Para meu trabalho sobre música brega:
- Os estudos de Samuel Araújo sobre música popular em Belém
- “A Cena Musical da Black Rio”, de Luciana Xavier de Oliveira
- O trabalho de Felipe Trotta sobre música romântica brasileira

Participe de eventos acadêmicos
Apresente seu trabalho e receba feedback:
- ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) - Apresentei meu trabalho de Elza Soares aqui.
- Congresso da IASPM-LA - Ótimo para tópicos de música popular.
- Simpósios de musicologia em sua universidade

Escreva com clareza e rigor
- Evite jargão, a menos que seja necessário.
- Seja objetivo. Em vez de “A música de Caetano é linda”, escreva “O uso de intervalos dissonantes por Caetano cria tensão”.
- Apóie suas afirmações com evidências. Ao discutir o fluxo de Mano Brown, forneci análises espectrográficas.

Revise e colabore
- Participe de um grupo de estudos. Meu grupo “Vozes Femininas na MPB” fornece ótimos comentários.
- Peça orientação aos professores. As sugestões do professor Silva melhoraram muito meu artigo sobre baile funk.
- Considere a possibilidade de ser coautor. Um amigo e eu combinamos nossos conhecimentos em um artigo sobre o maracatu nordestino e o jongo do sudeste.

Lembre-se: no Brasil, a música está profundamente ligada à nossa história, política e identidade. Seu “artigo acadêmico” não se trata apenas de notas e ritmos; trata-se de compreender nossa complexa e bela cultura.
 
  Offline

Forum info
Joined: 06-04-2024
Last Visit: 06-04-2024, 09:08 PM
Total Posts: 0 (0 posts per day | 0 percent of total posts)
(Find All Posts)
Total Threads: 0 (0 threads per day | 0 percent of total threads)
(Find All Threads)
Time Spent Online: 14 Minutes, 49 Seconds
Members Referred: 0

My signature
Idea Se estiver se perguntando como escrever artigos acadêmicos, leia este artigo.


  Theme © 2014 iAndrew  
Powered By MyBB, © 2002-2024 MyBB Group.